quarta-feira, 24 de junho de 2015

Um pouco da história da quadrilha sobralense "Luar do Sertão", campeã do Festival Arraiá do Ceará


Conheça um pouco da quadrilha "Luar do Sertão", do município de Sobral, que foi a vencedora do Festival "Arraiá do Ceará", que terminou neste domingo (21) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza e representarão o estado no "São João do Nordeste", festival da Rede Globo que será realizado no próximo domingo (28) em Pernambuco.


A QUADRILHA LUAR DO SERTÃO DE SOBRAL

Fundada em março de 1997, por alunos da Escola Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, hoje é composta, na sua maioria, por jovens do maior complexo habitacional de Sobral - Sinhá Sabóia (COHAB I, COHAB II, Cidade Mons. Aloísio Pinto e Sinhá Sabóia). A quadrilha realiza seus ensaios nas Escolas; Senador Carlos Jereissati e Monsenhor José Gerardo e tem as mesmas como parceiras em seu projeto, pois a maioria de seus integrantes são alunos das referidas unidades de ensino. O grupo mantém parceria também com o Centro de Saúde da Família de nossa comunidade através de parceria de educação em saúde, em variadas ações voltadas para o publico jovem como; DST’s, AIDS, gravidez na adolescência, violência, drogas e exploração sexual de crianças e adolescentes, mostrados através do teatro, danças e outras expressões artísticas.

No que desrespeito ao dançar São João, nesses 19 (dezenove) anos de existência, tem inúmeras participações e títulos nos festivais da região Norte e da capital do estado do Ceará, sendo: 10 (dez) títulos do Festival de Quadrilha da Secretaria Municipal da Cultura de Sobral (1997, 1998, 1999, 2000, 2005, 2006, 2009, 2011, 2012 e 2013), 04 (quatro) títulos das Etapas Regionais do Festejo Ceará Junino nos anos (1999/2000 e 2011/2012) e várias participações nas Finais do Festival Cearense de Quadrilhas e no Festival Nacional em Igutaú/CE.

Do ano de 2011 a 2014 a quadrilha vem se mostrando como um dos melhores grupos do Ceará vencendo e se destacando em vários festivais, abaixo relato algumas das principais conquistas do grupo sendo elas:

· Tetra-Campeã do Festejo Ceará Junino - Região Vale do Acaraú; 1999, 2000, 2011 e 2012;
· TRI Campeã no XV, XVI e XVII Festival de Quadrilhas de Sobral/CE; 2011 – 2012 e 2013;
· 4ª Colocada no Festival Nacional de Quadrilhas de Iguatú/CE. 2012;
· Melhor Rainha do Iguatú Festeiro – 2012
· Finalista do Festival Cearense de Quadrilhas FEQUAJUCE 2011, 2012 e 2013;
· Melhor Rainha do Festival Cearense de Quadrilhas
· TRI - Campeã do Festival de Quadrilhas da cidade do Marco/CE; 2011, 2012 e 2013;
· Campeã do Festival de Quadrilhas da cidade de Coreaú: 2011;
· BI-Campeã do Festival de Quadrilhas de Forquilha – 2012-2013;
· BI -Campeã do Festival de Quadrilhas de Jijoca de Jericoacoara/CE – 2012 e 2014;
· BI-Campeã do Festival de Quadrilhas de Reriutaba/CE – 2012 -2013;
· 5ª colocada no Festival Nacional de Quadrilhas – Iguatú Festeiro
· Campeã do Festival de Quadrilhas de Alcântaras/CE – 2014
· Vice-Campeã Cearense 2014 – União Junina do Ceará – Maracanaú
- Melhor Marcadora do Festival Cearense de Quadrilhas – União Junina do Ceará.


Tema Campeão da Quadrilha - LUAR DO SERTÃO 2015 

“CURRAL GRANDE: DA TRAGÉDIA DA SECA À SECA DE HOMENS”
(*livremente inspirado na obra homônima de Marcos Barbosa) 

Apresentamos como proposta um tema histórico e local, um mote que faz referência especificamente a história política e social do povo cearense. Trata-se de um tema nunca visto em quadra no São João cearense, de modo que o próprio enredo é desconhecido por grande parte da população do Ceará, onde abordaremos de forma artística, estética e representativa e por que não dizer pedagógica, tendo em vista a função social da cultura, um dos momentos mais trágicos de nossa história: Os campos de concentração que “abrigavam” os refugiados das secas na primeira metade do século XX. 

Durante as secas de 1915 e 1932 no Ceará, a prática de manter a cidade de Fortaleza afastada da miséria concretizou-se em frentes de trabalho, em políticas de emigração para outros estados e no isolamento de milhares de sertanejos em sete Campos de Concentração.

O Curral Grande relata diversas situações vividas pelo povo cearense durante um período em que o Governo combatia o alastramento da miséria, onde os sertanejos eram presos e colocados em locais para não atrapalhar o resto da sociedade. Para este aprisionamento, os governantes construíram Campos de Concentração sendo erguidos em lugares estratégicos do estado, para garantir o encurralamento do maior número possível de retirantes no sertão do Ceará, lá colocaram o povo que não tinham para onde ir e nem o que comer. Os sertanejos ali alojados recebiam algum “cuidado e comida”, podendo trabalhar nas frentes de obras, sempre sob a vigilância de soldados.

Estima-se que cerca de 73000 flagelados foram confinados nesses campos onde as condições eram desumanas, o que resultou em inúmeras mortes. Esses campos eram conhecidos, entre os flagelados, como Currais do Governo e dentro destes, aconteciam situações onde o ser humano é desnudado e mostrando uma podridão além do que os nossos narizes podem perceber.

A Quadrilha Luar do Sertão faz uma alusão do passado, que foi real, com o atual no cenário junino, mostrando através de interpretações, gestos e forças um pouco da história de nosso povo. Em seu figurino, especificamente nas cores de fundo, foram inseridos os tons do cenário do sertão: as cores do sol, do céu, na mata seca e da terra, desde o dia até a noite, do tom mais claro ao mais escuro, com a barra dos vestidos padronizada da nos tons da terra, sendo o nosso chão, que faz ligação com a marcadora, nossa base; nossa a mulher guerreira que luta pela sobrevivência; a rainha representa o sertão, da seca a vida, por fim, nossos noivos, sertanejos que nunca perderam a fé em estar juntos.

E essa, é uma história real do Ceará que a Quadrilha Luar do Sertão apresentou e sagrou-se campeão do Estado do Ceará.

Fonte: Jhonata Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário