terça-feira, 12 de janeiro de 2016

HUWC inaugura 1º ambulatório público para tratamento de tumores de base de crânio do Ceará


O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) tornou-se o único da rede pública do Ceará a contar com um ambulatório específico para tratar tumores de base de crânio. O HUWC é uma unidade do Complexo Hospitalar da UFC pertencente à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O cirurgião Márcio Studart explica que, dentro da cirurgia de cabeça e pescoço, a cirurgia de base de crânio ou craniofacial é uma área de atuação. "A ideia dela é tratar de tumores que estão na interface entre a face e o crânio". Como é uma área que perpassa crânio, face e seus espaços, acaba envolvendo pelo menos três especialidades distintas: cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia e neurocirurgia. "Aí está a importância do Hospital Universitário Walter Cantídio. Porque aqui temos um centro onde encontramos tudo isso", pontua Studart.

Hospital-escola importante para a formação de residentes há anos, o HUWC sediou a primeira residência Norte/Nordeste de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em 2005. Desde então, tem sido inovador em várias áreas de atuação dessa especialidade, como a criação do ambulatório específico para cirurgia de base de crânio. Com atividades iniciadas recentemente, sete procedimentos já foram realizados no hospital da UFC. O ambulatório específico para tratar tumores de base de crânio faz parte do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC.

CÂNCER DE PELE AVANÇADO
O principal desafio do novo ambulatório é o tumor de pele avançado. "Infelizmente, o câncer de pele é responsável pelo nosso maior número de cirurgias de base de crânio porque são tumores negligenciados", diz Studart. Com a segunda maior incidência está o tumor dos seios da face. Segundo o especialista, a maioria dos pacientes vem do Interior do Ceará, especialmente de macrorregiões como a Norte e o Cariri. "Logo, logo, estaremos recebendo pessoas de outros estados em função do alto nível de complexidade que tratamos aqui. É algo muito específico".

ACESSO
O acesso ao ambulatório específico para tratar tumores de base de crânio depende de encaminhamento dos profissionais que trabalham nos ambulatórios afins do Hospital Universitário Walter Cantídio – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Otorrinolaringologia e Neurologia. "O paciente precisa chegar aqui já referenciado por um especialista, que identificou a demanda e encaminhou para o ambulatório específico". Vale lembrar que o HUWC é um hospital regulado e financiado com recursos 100% públicos (Sistema Único de Saúde). Portanto, os encaminhamentos também podem vir de outras unidades da rede pública de saúde. 

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário