quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Sisu 2016 oferta mais de 10 mil vagas no Ceará para 92 cursos


As quatro instituições públicas de ensino superior no Ceará que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertam 10.242 vagas para 92 cursos em 23 municípios nesta primeira edição de 2016. A consulta foi aberta na quarta-feira (6) e pode ser feita por instituição, por curso ou por cidade na página do Sisu. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (11) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) da quinta-feira (14).

Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado nesta sexta-feira (8), segundo o Ministério da Educação (MEC).

UFC
A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza o maior número de oportunidades, com 6.288 vagas de graduação, em Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.
As vagas na UFC são para os cursos de: ABI - engenharia de energias e meio ambiente, administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, biotecnologia, cinema e audiovisual, ciência da computação, ciências ambientais, ciências atuariais, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências sociais, computação, comunicação social - jornalismo, comunicação social - publicidade e propaganda, dança, design, design - moda, design digital, direito e economia ecológica.

Há oportunidade ainda para graduação em educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de minas, engenharia de pesca, engenharia de produção, engenharia de produção mecânica, engenharia de software, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia química, estatística, farmácia, filosofia e finanças.

Completam a relação os cursos de fisioterapia, física, gastronomia, geografia, geologia, gestão de políticas públicas, história, letras - espanhol, letras - inglês, letras - língua portuguesa, letras - português e alemão, letras - português e espanhol, letras - português e francês, letras - português e inglês, letras - português e italiano, matemática, matemática industrial, medicina, música, oceanografia, odontologia, pedagogia, psicologia, química, redes de computadores, secretariado executivo, sistemas de informação, sistemas e mídias digitais, teatro e zootecnia.

IFCE
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) são 2.130 vagas, para os campus em Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá e Ubajara.

Estão sendo ofertadas vagas na IFCE para os seguintes cursos: agronomia, alimentos, artes visuais, automação industrial, ciência da computação, ciências biológicas, construção de edifícios, educação física, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de computação, engenharia de mecatrônica, engenharia de produção civil, engenharia de telecomunicações, engenharia mecânica, estradas, física.

Há ainda cursos de gastronomia, gestão ambiental, gestão desportiva e de lazer, hotelaria, irrigação e drenagem, letras - português e inglês, matemática, mecatrônica industrial, processos ambientais, processos químicos, química, redes de computadores, saneamento ambiental, serviço social, sistemas de informação, telemática, turismo, zootecnia.

Uece
Para a Universidade Estadual do Ceará (Uece) são 1.034 vagas. Os municípios são Fortaleza, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tauá.

As vagas na Uece abrangem os cursos de administração, ciência da computação, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências sociais, educação física, enfermagem, filosofia, física, geografia, história, letras – espanhol, letras – inglês, letras - língua portuguesa, letras - português e francês, matemática, medicina, medicina veterinária, nutrição, pedagogia, psicologia, química e serviço social.

UFCA
Já a Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta 790 vagas em Barbalha, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte.

Os cursos da UFCA são administração, administração pública, agronomia, biblioteconomia, design de produto, engenharia civil, engenharia de materiais, filosofia, interdisciplinar em ciências naturais e matemática, jornalismo, medicina e música.

Sisu 2016
O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas. Durante o período de inscrição é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.

Pelo Sisu, os candidatos que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário